FANDOM

Nota: Esta página é sobre é o título de pesos-pesados da WWE. Se procura outros significados da mesma expressão, consulte World Heavyweight Championship.

WWE Championship é um título de wrestling profissional da WWE. É o título mundial mais antigo na história da WWE e foi exclusivo do SmackDown entre 26 de agosto de 2002 e 6 de junho de 2006, quando o campeão da WWE John Cena foi draftado para o Raw durante o WWE Draft de 2005, levando o cinto com ele. Voltou a ser exclusivo do SmackDown em 2016.

HistóriaEditar

O WWE Championship foi conhecido originalmente como World Wide Wrestling Federation (WWWF) World Heavyweight Championship. Em 1971, a WWWF reagrupou-se com a National Wrestling Alliance e o título passou a ser denominado WWWF Heavyweight Championship. Em 1979 a empresa acabou com o "Wide" do seu nome, levando à renomeação do título para World Wrestling Federation (WWF) Heavyweight Championship. Após a WWF abandonar a NWA em 1983, o título passou a ser conhecido por WWF World Heavyweight Championship. Começando nos anos 90, o título era ocasionalmente apelidado de WWF Championship. Quando o título mudou para o cinto "Attitude" em 1998, neste lia-se World Wrestling Federation Champion, não mais tendo as palavras "World Heavyweight".

Foi unificado com o World Championship (conhecido mais por WCW World Heavyweight Championship), em 9 de dezembro de 2001 por Chris Jericho, após derrotar Stone Cold Steve Austin e The Rock na mesma noite, no pay-per-view Vengeance de 2001 em San Diego, Califórnia. Enquanto unificados, ambos os títulos eram usados e coletivamente defendidos sob o nome de WWF Undisputed Championship até 1 de abril de 2002 quando Ric Flair apresentou o campeão da altura Triple H com um único cinto representando os dois títulos. Durante o reinado de Hollywood Hulk Hogan, razões legais forçaram a companhia a mudar o seu para World Wrestling Entertainment (WWE), sendo que o título foi igualmente renomeado, tendo o logo WWF do cinto sido substituído por um logo WWE durante o reinado de The Undertaker em 2002. O estilo do cinto manteve-se e o título combinado passou a ser WWE Undisputed Championship até 26 de Agosto de 2002, quando o então campeão, Brock Lesnar, recusou-se a combater pelo título contra um wrestler da Raw após um combate number-one contender ganho por Triple H. Lesnar declarou que ele apenas podia defender o seu título contra wrestlers da SmackDown, apesar dos anteriores campeões defenderem o seu título contra wrestlers de ambas as marcas.

Após a attitude de Lesnar, o General Manager da Raw Eric Bischoff decidiu criar o World Heavyweight Championship e o entregou a Triple H em 2 de Setembro de 2002, coroando-o como o primeiro campeão da RAW. Isto fez com que Brock Lesnar se torna-se simplesmente WWE Champion. Ambos os títulos tornaram-se assim exclusivos a cada marca.

Quando John Cena foi destacado para a Raw em 6 de Junho de 2005, ambos os cintos foram exclusivos da RAW até Batista, o World Heavyweight Champion da altura, ser draftado para a SmackDown! a 30 de Junho de 2005.

Num episódio da Raw anterior ao One Night Stand, Paul Heyman disse que se Rob Van Dam da ECW ganhasse o WWE Championship, o ECW World Heavyweight Championship substituiria esse título, tornando-se assim exclusivo da ECW. Van Dam ganhou, mas, ao contrário do que Heyman disse, o título passou a ser partilhado pela Raw e pela ECW (o campeão era da ECW e o Nº1 contender (Edge) era da Raw) e continuou ativo, simultaneamente com o título mundial da ECW.

O WWE Championship voltou a tornar-se exclusivo da Raw na sua edição de 3 de Julho de 2006, após Edge derrotar o ex-campeão Van Dam e ainda John Cena num No Disqualification Triple Threat Match.

O WWE Championship voltou a SmackDown no draft de 2008, no dia 23 de Junho, quando o campeão Triple H foi destacado para a SmackDown. No draft de 2009, o WWE Championship voltou para a Raw da mesma maneira em que foi para a SmackDown.

Em 2013 em combate envolvendo Randy Orton e John Cena ocorrido no TLC: Tables, Ladders & Chairs o título foi unificado com o World Heavyweight Championship e renomeado para WWE World Heavyweight Championship. Em 2016 após a empresa anunciar a separação dos programas Raw e SmackDown o título passou a se chamar WWE World Championship, em dezembro voltou a ser chamado apenas de WWE Championship.

CampeõesEditar