FANDOM

Tiger mask.jpg

Original Tiger Mask - Satoru Sayama

Tiger Mask é uma gimmick famosa de origem japonesa, usada por quatro wrestlers até hoje. A gimmick foi baseada em um manga (e depois anime) homônimo. Assim como Jushin Liger; outro personagem baseado em um anime; a gimmick tornou-se lendária tanto dentro e fora do Japão.

HistóriaEditar

Em 1971, o popular desenho anime de wrestling "Tiger Mask" terminou seus episódios; porém, devido a sua alta popularidade, os bookers da New Japan Pro Wrestling licensiaram o personagem título e transformaram-no em um wrestler de verdade em 1981. O wrestler em questão era Satoru Sayama. O Tiger Mask original teve várias feuds memoráveis; dentre elas com Dynamite Kid, o que culminou em uma luta cinco estrelas dada por Dave Meltzer. Sayama abandonou o mundo do pro wrestling em 1983, abandonando a gimmick.

Em 1984, All Japan Pro Wrestling comprou os direitos da gimmick e deu-a para Mitsuharu Misawa, criando assim Tiger Mask II. Misawa foi o único Tiger Mask a competir na divisão heavyweight. Em 1990, o personagem "morreu" quando Misawa retirou a máscara no meio de um combate para continuar lutando como ele mesmo.

No começo dos anos 1990, Koji Kanemoto da NJPW tornou-se o Tiger Mask III, mas não teve tanto sucesso como seus antecessores devido ao sucesso atingido por Jushin Liger. Kanemoto perdeu a máscara em um combate Máscara vs. Máscara contra Liger.

Hoje em dia, o nome Tiger Mask é associado com sua quarta incarnação, usada por Yoshihiro Yamazaki. Yamazaki foi treinado e é oficialmente apoiado pelo primeiro Tiger Mask - Sayama. Tiger Mask IV começou sua carreira na Michinoku Pro Wrestling, porém atualmente está na NJPW e juntamente com Minoru Tanaka, são os atuais candidatos a sucessores de Jushin Liger como o astro top da empresa.

Também há de se notar, Samsom Kutsuwada, que faleceu em 2004. Ele usava a gimmick de Tiger Mask e Ultra Tiger Mask na Coréia antes mesmo de Sayama; nos anos 70. Porém, Sayama é sempre notado como o Original Tiger Mask.

LutadoresEditar

Geração Nome
Tiger Mask I Satoru Sayama
Tiger Mask II Mitsuharu Misawa
Tiger Mask III Koji Kanemoto
Tiger Mask IV Yoshihiro Yamazaki

Personagens relacionadosEditar

Seu gêmeo do mal, Black Tiger também fez sua transição do anime para o pro wrestling. Enquanto não atingiu o mesmo nível de sucesso, Black Tiger também foi uma gimmick aclamada. Notavelmente, todos os homens que usaram a máscara de Black Tiger foram gaijin, ou seja, estrangeiros. Foram eles:

Geração Nome
Black Tiger I Mark Rocco
Black Tiger II Eddie Guerrero
Black Tiger III Silver King
Black Tiger IV Rocky Romero

Takeshi Ono criou um personagem para se opor ao Tiger Mask IV; este personagem foi o The Masked Tiger.

Yoshihiro Asai, mais conhecido como Último Dragón, já adotou a gimmick de Second Tiger em homenagem a seu ídolo, o primeiro Tiger Mask.

Para se diferenciar de qualquer pessoa que esteja usando a gimmick de Tiger Mask, Sayama têm aparecido nos ringues de pro wrestling com os ring names de Super Tiger, Tiger King e mais comumente, Original Tiger Mask.

Sayama também deu autorização para uma versão feminina da gimmick; usada por Candy Okutsu, a gimmick foi chamada de Tiger Dream; porém, não recebeu tanto sucesso, o que piorou ainda mais com as lesões sofridas por Okutsu.

Um wrestler chamado Tigers Mask na promoção Osaka Pro, também é conhecido e levemente baseada na gimmick de Tiger Mask. O wrestler tem a gimmick de um fã do time de baseball Hanshin Tigers.

TriviaEditar

  • Os personagens do vídeo game Tekken, King e Armor King foram baseados no Tiger Mask e Black Tiger, respectivamente.
  • O personagem Ramon do vídeo game The King of Fighters tem seus golpes e manerismos baseados no Tiger Mask original. Usando Spinning Heel Kicks, Flying Cross Body, Corner Backflip Kick, e o Drop Toe Hold característico do Tiger Mask.
  • Outro personagem de vídeo game levemente baseado no Tiger Mask é Tizoc (cujo nome em japonês é Griffon Mask) da série Fatal Fury e The King of Fighters; sendo ele um wrestler que usa uma máscara de animal (no seu caso, um Grifo) e órfão (no anime, Tiger Mask é órfão). Como Tizoc é um heavyweight, ele foi baseado no Tiger Mask II.

Também no FANDOM

Wiki aleatória