FANDOM

Esta página contém termos do wrestling profissional.[1][2]

A-ShowEditar

São os programas principais de uma empresa como por exemplo Raw e SmackDown na WWE e IMPACT! Wrestling na Impact Wrestling.

A-TeamEditar

São os lutadores do A-Show.

AngleEditar

No wrestling profissional, uma angle é uma história ficcional, também conhecida como "storyline".

B-ShowEditar

É um programa secundário em uma empresa, exemplo o WWE Main Event e Sunday Night Heat na WWE e o Xplosion na Impact Wrestling.

B-TeamEditar

São lutadores do B-Show.

BabyfaceEditar

Babyface é como é chamado o lutador herói ou mocinho.

Backyard WrestlingEditar

BotchEditar

O verbo botch no wrestling profissional significa tentar um movimento previsto mas que não sai como devia por causa de um erro ou distração. A maioria dos botches não são perigoso mas embaraçosos, como um wrestler cair antes de sequer o movimento do seu adversários o "atingir", levando os fãs a cantar "You fucked up!"

Call a matchEditar

São os comentários feitos a respeito da luta pelo comentarista principal.

CardEditar

No wrestling profissional, o card é o alinhamento de combates que irão ser realizado num determinado local. O card é geralmente feito em maneira inversa ao que é escrito em posters e outros materiais promocionais. Os principais combates entre lutadores reconhecidos podem ser por "títulos" e são chamados "top do card" ou "cabeças de cartaz", com os anteriores combates entre lutadores menos conhecidos a serem chamados "undercard." Terminologia idêntica é também usada no boxe.

Cut a promoEditar

Entrevista com um lutador.

Dark matchEditar

No wrestling profissional, um dark match é um combate que faz parte do card de um programa televisivo, mas que não é transmitido. A maior parte dos dark matches são realizados antes dos cards de wrestling; geralmente, um ou dois dark matches são feitos para "aquecer" o público para o evento televisivo. Contudo, o dark match também pode ocorrer no final do card, após as câmaras de TV se terem desligado. Isto é habitual no programa SmackDown da WWE onde é freqüente haver um combate bónus após a gravação do programa estar concluída.

FaceEditar

É o lutador que faz o papel de herói, também pode ser chamado de Babyface.

FeudEditar

Uma feud no wrestling profissional significa uma intensa rivalidade entre dois ou mais wrestlers. Elas são integradas na maioria das storylines.

As feuds duram meses e até anos. Geralmente são criadas entre face (os heróis) e heel (os maus).

Exemplos de grandes feuds que aconteceram no wrestling profissional foram entre Bret Hart e Shawn Michaels, The Undertaker e Edge, Mick Foley e Ric Flair, Stone Cold Steve Austin e Vince McMahon.

FinisherEditar

Golpe utilizado para encerrar a luta, exemplo Tombstone Piledriver, RKO, Red Arron, Spear.

GimmickEditar

Gimmick no wrestling profissional é um personagem ou uma personalidade assumida pelo lutador para competir nas federações. Também pode indicar gestos, roupas ou objetos usados especialmente por aquele lutador.

Tipos

Existem vários tipos de gimmicks:

  • Personagem - Lutadores que assumem personagens (caricatos ou não), como The Undertaker, que seria um coveiro morto-vivo, Boogeyman, o bicho-papão ou Stardust,o guerreiro inter estrelar.
  • Personalidade - Normalmente, quando um lutador assume o papel de bonzinho ou vilão.

GoldEditar

Definição para campeonato.

HeatEditar

Vaias dadas a um lutador.

HeelEditar

É o lutador que faz o papel de vilão.

HouseEditar

Número de pessoas em uma arena.

House showEditar

Um house show é um show de wrestling profissional realizado por uma promoção (como a WWE ou a Impact Wrestling), que não é transmitido na televisão. As promoções usam os house shows essencialmente para aproveitar economicamente a exposição que elas e os seus wrestlers recebem durante os eventos televisivos. Por exemplo, cada programa da WWE (Raw, SmackDown e ECW) faz geralmente quatro shows por semana, mas apenas um é transmitido na TV. As promoções também usam os house shows para promover futuros eventos televisivos, especialmente os pay-per-views. Tipicamente, os wrestlers que têm um combate no PPV seguinte, preparam-se lutando entre si em house shows. Isto também permite-lhes testar certas partes dos combates antes do pay-per-view.

JobEditar

Uma derrota prevista.

JobberEditar

Um lutador utilizado para sofrer uma série de derrotas para criar a impressão que seus adversários são muito melhores.

JabroniEditar

Ofensa contra um Jobber.

KayfabeEditar

Kayfabe refere-se ao fato dos acontecimentos que ocorrem nos evento não reais, mas na verdade trabalhados (worked). Referindo-se a um evento como kayfabe significa que é um evento trabalhado, e/ou parte de uma storyline de wrestling. Em termos relativos, um wrestler quebrar a kayfabe durante um show seria como um ator quebrar a personagem em frente às câmeras.

Main EventerEditar

Definição para as estrelas principais da empresa.

MarkEditar

Um fã que acredita que os acontecimentos no wrestling profissional são reais.

Mark outEditar

Demonstração de muita excitação com algo que ocorre no wrestling.

Mid-CarderEditar

É um lutador que não é "main eventer", mas também não é um "jobber".

Mic Skill Editar

É a habilidade ao microfone, muito importante em promos para envolver o público, chamar atenção e vender uma story line.

Move Editar

São movimentos de wrestler, socos, pontapés e voos utilizados para cansar o oponente antes da aplicar o finisher exemplo Suplex, clothesline e slam.

No ShowEditar

Quando um lutador falta um evento agendado.

OverEditar

Algo popular com o público.

PopEditar

Aplausos, comemoração do fãs.

PromoEditar

Uma promo é um diálogo ou monólogo usado para avançar na storyline. O ato de fazer uma entrevista destas é conhecido no ramo e pelos fãs como fazer uma promo. Uma promo que é usada para denegrir ou insultar outro indivíduo, um stable , ou uma promoção rival designa-se de ser feita para atingir o alvo.

PushEditar

Quando um lutador recebe um grande impulso dentro da empresa, com vitórias e até a conquista de títulos.

Ring nameEditar

Um ring name é um nome usado por um wrestler profissional e, em alguns casos, de praticantes de artes marciais e boxe. Na maioria das vezes, o ring name não é o seu nome verdadeiro, mas em alguns casos pode ser. A maioria dos wrestlers troca o seu ring name durante a sua carreira.

Ring Skill Editar

É a habilidade de luta em ringue, é demonstrado no momento do combate com o número de moves e a facilidade com que o wrestler acerta os golpes.

StableEditar

No wrestling profissional é uma aliança de mais de dois lutadores. Esta aliança pode ter como origem a "amizade" entre os membros ou ser feita para dar andamento aos enredos e histórias de uma promoção.

ShootEditar

Quando ocorre algo real ou não planejado.

StrapEditar

Cinturão do campeonato.

Submission holdEditar

Movimento que faz o lutador bater no ringue para confirmar a desistência. Exemplo: Sharpshooter, STF e Ankle Lock.

Tag teamEditar

Uma tag team consiste em dois ou mais wrestlers lutarem em equipe. Eles geralmente lutam contra um mesmo número de oponentes, contudo há o ocasional "handicap match" onde pode haver um número desigual de competidores. O termo "tag team" é usado para designar um par de lutadores que participam alternadamente num combate, e "tag-teaming" ou simplesmente "tag" é usado para descrever o ato de trocar de posição com o colega.

TurnEditar

São as mudanças da personagem do lutador de face ou hell. Quando ele muda para lado do bem se diz que realizou um faceturn e ao contrário um hellturn.

TweenerEditar

É utilizado para definir um lutador de caráter indefinido, hora se comporta como face hora como hell.

ValetEditar

No wrestling profissional, valet significa uma wrestler feminina que acompanha wrestlers masculinos no ringue. Ela serve como uma animadora e incentivadora na luta. É geralmente uma lutadora de wrestling, que é uma "camareira".

Wrestling StyleEditar

WorkEditar

No wrestling profissional, um work é o termo usado para descrever eventos pré-determinados, ou seja, reforça o "kayfabe". O termo tem origem em "working a crowd" (trabalhar o público). Como o pro wrestling é pré-determinado, virtualmente tudo o que se vê durante os house shows os espetáculos na TV é "um work", também conhecido como "scripted" or "fixed" (roteiro). Quando um não-fã expressa o sentimento habitual de que o "pro wrestling é falso", ele está-se a referir à sua natureza "work".

Referências

  1. Wrestling Terms. WrestleView. Página visitada em 31-12-2010.

  2. Pro Wrestling Torch. Torch Glossary of Insiders Terms. Página visitada em 31-12-2010.

Também no FANDOM

Wiki aleatória